quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dois Franciscos sem filhos

Eu tenho que fazer um túnel, como o euro, no Canal da Mancha, para poder ir ao posto de saúde, pois pela superfície estou tendo muito prejuízo. A compensação é que me rende um ou outro texto.


Chico e o Papa Francisco

Passo o dia quase todo no computador, e os médicos estão sempre insistindo para eu caminhar, o que detesto, principalmente quando é andar por andar, com o objetivo único de reduzir o sedentarismo. Ocorre que quando tenho meus compromissos de velhinho (leia-se: médicos, dentistas, farmácia, laboratórios...) aproveito para fazer as ditas caminhadas e quase sempre vou a pé. Numa destas, estava já atrasado e caminhava apressado e meio desatento aos acontecimentos periféricos, quando de repente senti um agarrão, daqueles que os seguranças costumam dar em um suspeito de agressão aos seus protegidos. Tomei um susto pois estava em frente ao famoso bar “Calçada da Fama”e o pessoal dali não costuma ter essa força toda, pois já estão bem corroídos pelo álcool. Ainda meio amarelo vejo que era o Chico, inveterado, mas que bebe pouco porque logo cai, razão de ter ainda alguma força, aliado ao fato de que já foi militar, dispensado, imagina por que...alcoolismo, é claro. Como antes de cair arranja bastante confusão, seus familiares pedem pra eu não dar a ele o dinheiro da pinga, o que normalmente faço com os outros. A razão do agarro tão forte, além, é claro, do desespero provocado pela síndrome, é que umas duas ou três vezes antes eu negara o trocado, atendendo, ainda que a contragosto, aos seus parentes. Fui mesmo aprisionado sem direito a sursis, só liberável mediante fiança. Como ele fez toda a propaganda para os papudinhos, eu morri em R$ 61,00 pra ser libertado, fiança cara e que com certeza evaporou rapidamente, com tantos cirróticos juntos.
Segui meu caminho e no consultório deparei-me com outra cena estranha: após me identificar através do porteiro eletrônico, o portão foi aberto e para minha surpresa entrei em um cubículo de uns 3m2 onde eu tive que me identificar novamente para ser aberto o segundo portão. Onde estamos né? E o pior, aonde vamos parar com tanta insegurança, pois certa e infelizmente o fundo do poço ainda está bem longe.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, o Papa é chamado de demagogo e hipócrita por andar em carro aberto, abraçar alguns pobres e não usufruir dos luxos normalmente oferecidos aos poderosos em todos os lugares por onde passam. Por oportuno, anexo aqui um comentário atribuído a Jô Soares, sobre o assunto:

“Não sou católico, e nem estou defendendo o catolicismo, mas fico impressionado ao ver a quantidade de gente ofendendo o Papa, chamando-o de hipócrita por andar em um carro simples. Então ser sincero é o que? Andar de avião particular como o
“Bispo” Macedo? Dirigir carros milionários como o “Pr.” Silas e depois pedir oferta na TV dizendo que precisa desse dinheiro para a “OBRA”? Se hospedar em hotéis cinco estrelas na Europa com a desculpa de pregar como R. R. Soares? Por favor, se querem julgar olhem primeiro para os seus “paradigmas”, antes de acusar os outros”.

Vou esperar mais um tempinho mas, pelo andar carruagem, eu que também nem católico sou, vou ter que, se não gostar, o que é um exagero, pelo menos simpatizar com um argentino. Que seja o único, pelo menos vivo, pois Borges (Jorge Luiz) já papocou, e o Messi, bom, ele bem poderia ser espanhol e eu acharia o futebol dele fantástico.
Resumindo: primeiro eu pensei que estivesse sendo agarrado por um dos seguranças do Papa, depois, no consultório, comentei que eles deviam estar mais seguros do que o Pontífice, e finalmente, parece que o Santo Padre acredita mesmo na santidade, e deve ter rezado bastante, pois saiu ileso da violência e das afiadas línguas que lhe atiraram pedras.
Julho de 2013.

3 comentários:

  1. Colei o comentário do Jô Soares sobre o assunto, que é muito bom, mas não sei se fiz certo pois não saiu. Quem tiver um pouco mais de paciência pode ver na minha página no Facebook.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Minha comentarista favorita! Veja também Caminhante, que foi feito para uma pessoa HIV+, que tinha este nick, no Yahoo Respostas.

      Excluir