sexta-feira, 29 de agosto de 2014

VISÃO SOBRESSALENTE

É O QUE PARECE QUE POSSUEM OS DENOMINADOS "DEFICIENTES VISUAIS" POIS ELES, NA VERDADE, ENXERGAM MUITO MAIS QUE A MAIORIA DOS QUE SE DIZEM VIDENTES. COMO SÃO OBRIGADOS A UTILIZAR OS DEMAIS SENTIDOS DE FORMA MAIS AGUÇADA QUE NÓS, PASSAM A TER QUATRO SENTIDOS EM TOTAL OU QUASE TOTAL DESENVOLVIMENTO CONTRA CINCO NOSSOS A MEIA BOMBA.

A Terceira Visão

A imaginação é mais importante que o conhecimento.
Penso 99 vezes e nada descubro. Fecho os olhos, mergulho no silêncio e a verdade me é revelada.
Estes dois pensamentos de Albert Einstein são para mim bastante surpreendentes pois fui acostumado a ver diretamente com os olhos, a pensar para buscar as soluções, enfim, o mergulho interior ficou para o divã do analista.
Convivendo durante algum tempo com um cego tive a oportunidade de verificar na prática o quanto os dois pensamentos estão corretos, mas ainda assim, teimosamente, achei que os conhecimentos demonstrados pelo meu amigo Dílson vinham de seus estudo, esforço e inteligência. Ele bem poderia ter-me presenteado com um pouco da sua imensa sensibilidade. Quem sabe o fez, mas...
No princípio dos tempos, antes do pecado, o homem seria perfeito, posto que obra do Senhor, e como tal, portador de sua sabedoria. Com a “queda” do anjo perdeu-se o diamante da terceira visão e a sabedoria, assim como o pão, passou a nos custar o suor do rosto, pois só vem à luz com muito estudo, conhecimento do todo e, principalmente, de nós mesmos. Os que não vêem diretamente com os olhos parece que adquiriram o tal diamante já que, na maioria das vezes enxergam mais que nós, ditos videntes. E ainda não precisam submeter-se a nenhuma cirurgia sem anestesia, como descrita no best seller de Lobsang Rampa, do qual subtraí o título deste.
Como a introspecção e o auto-estudo lhes são característicos a equação se completa com a lição do gênio da Física que para eles é automática, obrigatória e gratuita.
São especialistas naquilo que resolvem fazer e, mais ainda, na superação de deficiências, quer sejam visuais ou não. Como exemplo maior podemos citar o astrofísico Stephen Hawking, que aos 21 anos teve diagnosticada a doença que o paralisou, com expectativa de vida de mais dois anos. Está com 65, casou duas vezes, teve três filhos, é ganhador de Prêmio Nobel e tem prevista para 2009 uma viagem espacial. Ganhar Nobel de Física é fácil, eu queria que ele me dissesse é como se geram filhos movendo apenas dois dedos e um computador. Hipertrofia de outras funções? Testosterona e esperma saindo pelas tabelas, ou melhor, pelos poros.
No Brasil encontramos maravilhosos atletas paraolímpicos como Ádria Santos, que correndo não enxerga ninguém à sua frente, Clodoaldo Silva, que nada como um tubarão australiano, mesmo com as nadadeiras inferiores prejudicadas por paralisia cerebral e Roseane Ferreira, a Rosinha, que foi empregada doméstica e, após perder uma perna, atropelada por um caminhão, tirou da pobreza e sofrimento a força necessária para bater os recordes de arremessos de disco e de peso. Os dois primeiros brincam de revezamento pra ver quem ganha mais e juntos somam 33 medalhas paraolímpicas!
Às vésperas de Copa do Mundo de 1970 o então treinador João Saldanha deixou Pelé no banco de reservas alegando que o astro portava miopia. Mudou o treinador e o resultado se conhece muito bem. Em nossos dias o cronista esportivo Armando Nogueira, comentando o fato, disse que “Pelé não precisava ver com os olhos já que ele enxergava por todos os poros”. É, os poros dessa gente são mesmo multifuncionais.
Como nem tudo são flores tem a estorinha do Alexsandro Viana que numa partida de xadrez com um cego entrou num final acelerado (quando faltam apenas cinco minutos para cada jogador) e mesmo com vantagem decisiva, perdeu o jogo. Foi bonito ver a alucinante velocidade táctil funcionando como condutores elétricos ligados diretamente ao cérebro, que respondia rápido, rasteiro e preciso, e o adversário sem saber se jogava ou usufruía o raro momento. E outra em que o cego perdeu diversas peças e ao abandonar a partida e cumprimentar o parceiro comentou: eu não vi nada! Ora, companheiro, console-se comigo que, dizem, enxergo um pouco. Só não esqueça de me mandar os direitos autorais, pois esta frase é minha e não me canso de repeti-la.
A Natureza, ou que seja, Deus, se não tem três olhos, certamente tem três mãos, e quando com uma tira, faz também seu mergulho interior e, lá mesmo no divã, quem sabe com alguma dor de consciência, junta as outras duas no pródigo ato de compensar.
Junho, 2007.
Stenio, com a colaboração do Olho (bem) Mágico do Instituto Braille.
Dedicada ao amigo e forte enxadrista Rodrigo de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário