terça-feira, 1 de maio de 2012

CAMINHANDO/VIVENDO

NA MINHA OPINIÃO EU NÃO TERIA, JÁ ESCRITO, ALGO QUE VALESSE A PENA PUBLICAR E MEU IRMÃO ERNANDI E EU COMEÇAMOS A "VASCULHAR AS GAVETAS". ELE ENCONTROU ESTE TEXTO QUE NA SUA OPINIÃO É "A ESSÊNCIA DA SENSIBILIDADE DO ESCRITOR REVELADA EM UM ÚNICO POEMA". EU ACRESCENTO QUE O CRÉDITO MAIOR PARA TAL SENSIBILIDADE É DE MINHA PARCEIRA TAFNES.




"Eu conheço pessoas pobres que distribuem sorrisos.
Pessoas ricas, que dividem seu pão.
Pessoas que sofrem, mas comunicam alegria.
Incompreendidas que sabem compreender.
Pacíficas que caminham levando a paz.
Sábias que levam o entendimento a toda parte.
Pessoas bondosas que a todos têm o que dar.
Injustiçadas que souberam perdoar.
Eu conheço essas pessoas, seu segredo é AMAR".
Tânia Lacerda Lima.




Caminhante
Onde passas despertas a centelha da esperança,
Vetustos e embolorados sonhos voltam a cintilar.

Em teus olhos contemplo o brilho das estrelas
Eles refletem a singeleza de teus sentimentos.
Em tua face paira o encanto do firmamento
Será que acompanhas o rastro dos cometas?
Suave é a melodia que entoa tua alma:
riachos sussurrantes, fontes maestrinas.
Ouço o assovio dos ventos, o ramalhar dos cedros,
Sinto o perfume dos bosques por onde passastes,
das multicoloridas flores, das matas orvalhadas,
dos frutos que colhestes em vales distantes.
A lua e as estrelas durante a noite te guiam
Se brilha um raio de luar prossegues teu caminho.
Não existem mapas, a cada passo a vereda se abre,
A trilha se ilumina, prossegues teu rumo peregrino.
Pela estrada vês desertos quedos, campos ceifados
Antro de feras, rochedos, desvios, sombras da noite.
E as estrelas como vagalumes a te indicar o percurso.
Encontrarás colinas, florestas cerradas, mares bravios
Escalarás montanhas, alcançarás o cume dos penhascos.
Teus passos valentes te empurram sempre em frente
Ora lento e cuidadoso, ora lépido e arrojado,
Temeroso ou destemido, ora incerto e vacilante.
Há muitas formas de caminhar e para cada passada
A definição de um novo rumo, novos cenários,
Trilhas inexploradas, aventuras e obstáculos.
Grandes, às vezes, tanto que parecerão intransponíveis,
Mas aos teus olhos tudo será aprendizado.
Nada é casual, tudo é exatamente como deveria ser.
Através das pedras agregas experiência, vivência ...
Durante o dia as árvores se curvam para te abraçar
Enquanto o sol ao longe te contempla e fustiga,
Mas quando ele se ausenta e a lua é toda brilho
Te sentes impelido a um descanso.
Será que tens um porto, um destino?
Indagam teus pés itinerantes, machucados....
Melhor seria ter asas, e não voar no chão.
Alma sempre sedenta, sorve o orvalho celeste
Maná que te sacia, renova as forças, sara as feridas.
Enquanto sem olhares para trás vês tuas pegadas
Indeléveis marcas ... na estrada da vida.
Tafnes e Stenio.
Julho de 2009.

4 comentários:

  1. Gente:

    Mudei para um novo formato de BLOG mas este não respeita os espaçamentos e põe tudo junto. Falaram que eu poderia voltar ao sistema anterior mas em lugar algum existe esta opção, então, neste formato HORRÍVEL, não vou mais postar. Grato a todos pela excelente receptividade.

    ResponderExcluir
  2. Que alegria encontrar este blog e, saudades de suas palavras poéticas. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Eu também sinto saudades e, mais ainda, sinto necessidade da parceira com quem fiz os poemas que considero os melhores. Abraço retribuído, e vê se não desaparece de novo.

    ResponderExcluir
  4. Você me fez lembrar de um poema que li :


    Tudo Existe em Você Mesmo

    Nada posso lhe oferecer
    que não exista em você mesmo.

    Não posso abrir-lhe outro mundo
    além daquele que há em sua própria alma.

    Nada posso lhe dar,
    a não ser a oportunidade, o impulso, a chave.

    Eu o ajudarei a tornar visível
    o seu próprio mundo, e isso é tudo.

    Hermann Hesse, escritor alemão.

    ResponderExcluir